21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18hEDP
PTEDP0AM0009
Os primeiros elementos sobre a atividade da EDP em 2016 são positivos mas estão em linha com o esperado, refletindo a boa qualidade dos ativos do grupo. A ação continua barata.
A EDP apresentou alguns dados previsionais relativos à sua atividade no ano passado. Embora positivos, não houve surpresas nos indicadores anunciados, com a produção de energia do grupo a aumentar 10%, beneficiando de maior disponibilidade de recursos hídricos na Península Ibérica (PI) e do crescimento de 2,7% da capacidade instalada, sobretudo na energia eólica.
Aliás, a produção hídrica e eólica representaram 65% do total, o que evidencia a aposta do grupo nas energias limpas. Por sua vez, a distribuição de eletricidade aumentou 0,4% na PI mas recuou 5% no Brasil devido a uma menor procura no setor industrial, originada pela crise económica no país. Por fim, a distribuição de gás caiu 1,3% devido ao fraco desempenho do mercado residencial espanhol no primeiro trimestre de 2016.
O aumento do risco da dívida pública nacional também penaliza a EDP, que tem uma dívida relativamente elevada. Porém, a solidez e o risco relativamente baixo da sua atividade deverão permitir a redução gradual do endividamento e a boa remuneração acionista do grupo mantém-se como um fator atrativo.
Enquanto aguardamos os resultados anuais, que serão divulgados no dia 2 de março, mantemos as estimativas de lucros por ação de 0,23 euros em 2016, 0,24 euros em 2017 e de 0,25 em 2018.
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever