Embora tenha reduzido a sua meta de produção de minério de ferro, a empresa beneficia da subida dos preços das matérias-primas. Apesar da recente subida, a cotação ainda está atraente. Compre.
A Rio Tinto reviu em baixa o objetivo de produção de minério de ferro (que representa 74% da produção total). As razões invocadas são os problemas de encaminhamento na área ferroviária e portuária, como resultado de ações de manutenção.
A produção passa de um objetivo de 330 milhões de toneladas em 2016 para 325-330 milhões de toneladas, o que pode levar a uma perda potencial de receitas entre 1% a 2%, tomando em consideração o atual preço do minério de ferro em 58 dólares por tonelada. O impacto será muito marginal em relação ao lucro da Rio Tinto (de 35 mil milhões de dólares em 2015). Além disso, preço do minério de ferro está no nível mais alto do ano, em resposta ao aumento surpresa da procura chinesa.
Estes elementos não levam a administração a alterar a sua trajetória, mantendo-se cautelosa em termos de gestão (reduzindo custos e melhorando a produtividade) e em termos de contenção da volatilidade, um fator importante no mercado de matérias-primas (diversificação para outros produtos).
Mantemos as nossas estimativas de lucro líquido por ação nos 80 pence para 2016 e 82 pence para 2017. Apesar da subida recente, consideramos que a cotação ainda tem potencial de valorização. Pode comprar.