21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18hCTT
PTCTT0AM0001
Apesar de um primeiro semestre desapontante, as perspetivas de alguma melhoria operativa, uma sólida posição financeira e uma política de dividendos atrativa são trunfos importantes dos CTT.
Os CTT apresentaram números desapontantes no primeiro semestre do ano. O lucro por ação foi de 0,21 euros, o que compara negativamente com os 0,26 euros do primeiro semestre de 2015 e com os 0,24 que antecipávamos. Esta evolução reflete uma performance operacional inferior ao esperado. Em termos de receitas o negócio de correio perdeu 3%, expresso & encomendas 8% e serviços financeiros caiu 28%, todos pior que o previsto.
A nível do EBITDA, a performance foi marcada pelas perdas de 11 milhões de euros do Banco CTT (ainda numa fase de arranque), com o segundo trimestre a registar perdas superiores aos primeiros três meses do ano. A área de correio conseguiu manter o EBITDA graças às medidas de controlo de custos e à melhoria de eficiência. Quanto às perspetivas para o segundo semestre, apesar de a gestão da empresa acreditar numa melhoria, está um pouco menos otimista do que no inicio do ano, reduzindo um pouco a previsão de EBITDA para o final do ano.
A empresa mantém uma situação financeira sólida e uma forte geração de fundos, embora o seu principal negócio (correio) tenha uma tendência decrescente que a gestão tenta contrariar com várias medidas, tanto a nível das receitas, como dos custos/eficiência. O Banco CTT surge precisamente como uma forma de diversificação, usufruindo da vasta rede e do prestigio dos CTT, embora, para os próximos trimestres, seja esperada uma contribuição negativa para os resultados. Estaremos atentos à evolução deste projeto nos próximos trimestres que serão críticos para o seu sucesso.
A administração reafirma que pretende manter a política de dividendos estável, suportada pela forte geração de fundos que o negócio permite, sendo este um dos principais atrativos desta ação. A ação está barata, pode comprar.
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever