21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18hAgfa - Gevaert
BE0003755692
Desde os máximos atingidos em finais de dezembro último, a cotação corrigiu cerca de metade desse valor. Uma penalização exagerada. Aproveite para investir nesta ação barata.
Queda da cotação devido ao Brexit? Não. O Reino Unido é responsável por apenas 5 a 10% das vendas do grupo. E uma vez que os custos são pagos localmente, o declínio da libra afeta pouco os lucros de 2016. Além disso, o declínio do euro face a outras moedas melhora a competitividade contra os fabricantes japoneses e americanos.
Queda da cotação devido à subida nos preços da prata? Também não se justificaria. É verdade que desde o início de 2016 o preço da prata (matéria-prima para chapas de impressão) subiu 37,5% em euros. Mas, mesmo que, até o final do verão, estabilizasse a este nível, a fatura anual não aumentaria mais de 4%, portanto com impacto reduzido sobre o lucro. Além disso, com o surgimento da tecnologia digital, o impacto do preço da prata no lucro da Agfa diminuiu (agora é três vezes menor do que em 2010).
Contudo, para 2016, reduzimos a nossa previsão de lucros por ação em apenas 6%, para 0,53 euros. Nos próximos anos, o crescimento das vendas antevê-se ténue. Mas, desde há 3 anos, isso não tem impedido o grupo de melhorar a sua rentabilidade e reduzir a dívida (que é nula desde este ano). O valor contabilístico por ação é agora de 1,77 mas, com as expectativas de lucros, deve aproximar-se de 2,8 no final de 2018.
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever