Falta muito tempo para que a Oferta Pública de Aquisição (OPA) esteja finalizada e o preço da oferta poderá ser revisto em alta. Apesar da incerteza, mantenha o título em carteira.
Na sequência do anúncio da OPA que o CaixaBank irá lançar sobre o BPI, oferecendo 1,113 euros por ação, a Administração do banco alvo da oferta emitiu o seu relatório sobre a mesma. E diz que a oferta é oportuna, mas traça cenários de referência para avaliar o preço da OPA e com base em dois cenários utilizados calcula um valor médio de 1,54 euros por ação.
Este valor fica 38,4% acima do preço da OPA e vem sustentar a possibilidade de uma revisão em alta do preço da oferta, que nós também já referimos antes. Aliás o preço de 1,113 euros é o mínimo que poderia ser oferecido e não inclui nenhum prémio de controlo face à cotação média em bolsa dos últimos seis meses.
Mas o CaixaBank já tem 44,54 % do BPI e poderá ficar satisfeito com a maioria que lhe permite o controlo e eliminar a limitação de 20% dos direitos de voto. Para acabar com essa limitação basta o voto de 2/3 dos acionistas, o que não será difícil. Assim, caso haja uma revisão em alta do preço da oferta, pensamos que a amplitude será mais reduzida.
Mas ainda falta muito tempo para finalizar a oferta e apesar de a cotação estar 2,3% acima do preço da OPA, aconselhamos a manter o título em carteira para beneficiar de uma eventual revisão do preço em alta, embora não seja certo que ela ocorra.