- Investimentos
- Ações
- Martifer: resultados acima do esperado
Martifer: resultados acima do esperado
Há 6 anos - 22 de abril de 2016O volume de negócios da Martifer cresceu em 2015 (+17% face a 2014), assim como a margem EBITDA (5%, contra 3% no ano anterior). É uma evolução positiva, mas ainda um pouco aquém das nossas expectativas, com o resultado operacional a manter-se negativo.
A nível financeiro foram visíveis os efeitos da operação de restruturação, que reduziu os custos de financiamento e permitiu aumentar a maturidade da dívida. A dívida de curto prazo representa agora apenas 5% da dívida financeira, face a 44% em setembro de 2015. O registo de ganhos não - recorrentes permitiu à Martifer terminar 2015 com um resultado líquido próximo da linha de água. Com efeito, e tendo em conta que uma maior proporção dos resultados foi atribuída a interesses não controlados, o resultado líquido atribuível ao grupo saldou-se por uma perda de 0,05 euros por ação.
A restruturação financeira foi um importante “balão de oxigénio”, mas não conhecemos ainda nenhum detalhe relativo às condições da operação, pelo que não é possível avaliar o impacto na totalidade. Considerando ainda o fraco desempenho operacional, a melhoria nas nossas estimativas de resultado por ação é ligeira: esperamos uma perda de 0,04 euros em 2016 (antes, 0,06) e um ganho de 0,01 para 2017.
Cotação à data da análise: 0,20 euros
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.