21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18hEricsson B
SE0000108656
A cotação caiu quase 15% com o anúncio de resultados trimestrais dececionantes. A correção parece-nos exagerada e passageira. Aproveite para juntar esta ação barata à sua carteira.
Os resultados do primeiro trimestre saíram abaixo do esperado, tanto ao nível das receitas (-2%) como da rentabilidade. A recuperação mostra-se mais difícil que o esperado. O lucro por ação (em base comparável) progrediu ainda assim 13%, para 0,87 coroas suecas, face ao mesmo período de 2014.
Este desempenho inferior é explicado pelo abrandamento pronunciado da procura de equipamentos da parte dos operadores de telecomunicações, especialmente na Europa e em certos países emergentes. Esta quebra, que consideramos ser em grande medida conjuntural, não é específica à Ericsson (a sua concorrente Nokia não tem tido igualmente motivos para festejar). Ainda assim, a Ericsson anunciou uma reorganização da sua estrutura e reduções adicionais de custos.
Reduzimos as nossas previsões de lucro por ação para 4,6 coroas suecas em 2016 (antes, 5,1) e 4,9 em 2017 (antes, 5,5). Contudo, esta fraqueza passageira, que é acima de tudo setorial, não coloca em causa o conselho de compra, dada a valorização e as qualidades do grupo, líder de um mercado cujas perspetivas de crescimento se mantém intactas (5G, objetos ligados, etc.) e com clientes fieis, receitas recorrentes, solidez financeira, além de um dividendo elevado e sustentável (rendimento bruto superior a 5%).
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever