- Investimentos
- Ações
- Teixeira Duarte: cotação volátil
Teixeira Duarte: cotação volátil
Há 6 anos - 23 de março de 2016A cotação da Teixeira Duarte foi fortemente penalizada na semana anterior, tendo caído 22,3%, sobretudo devido à desastrosa sessão de sexta-feira, dia 18, onde perdeu aproximadamente ¼ do seu valor (-25, 17%). No entanto, a cotação recuperou já quase 2/3 desta queda, tendo subido 15,45% na sessão de dia 21.
A saída do PSI 20 será a causa provável mais imediata para a volatilidade da cotação, apesar da dimensão invulgar deste movimento. Com efeito, a saída do índice foi um fator negativo que afetou a cotação uma vez que diminui a visibilidade do título e tende também a penalizar a sua liquidez em bolsa. Além disso, a construção é um setor muito sensível à conjuntura económica (a Mota-Engil sofreu já variações de semelhante amplitude), e a Teixeira Duarte tem o ónus da forte exposição a países onde o clima económico se tem degradado consideravelmente, como a Venezuela, o Brasil, e sobretudo Angola onde a aposta foi forte e a construtora está presente não só na construção mas também na hotelaria, na distribuição e no comércio automóvel.
A Teixeira Duarte irá apresentar os resultados anuais de 2015 a 28 de abril. Não consideramos que a correção da cotação a tenha tornado uma oportunidade de compra, limite-se a manter.
Cotação à data de análise: 0,265 euros
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.