A cotação deu um salto de 7% com resultados trimestrais e previsões convincentes, pelo que revimos em alta as nossas estimativas. O título apresenta um potencial de valorização importante. Comprar.
No primeiro trimestre de 2015/16 (fecho no final de outubro), o volume de negócios e o lucro por ação do fabricante de equipamentos para o setor dos semicondutores caiu 4% em termos comparáveis. O que, ainda assim, se afigura um pouco melhor do que o esperado.
Num contexto económico difícil, a direção do grupo revelou previsões sólidas para o trimestre em curso com um lucro por ação esperado entre 0,30 e 0,34 dólares (contra 0,29 no ano passado). O sinal encorajador adveio de um aumento da procura na China, um mercado com forte potencial de crescimento.
Além disso, clientes – chave como a Intel (comprar) e a TSMC anunciaram recentemente a recuperação dos seus investimentos em 2016, depois de um ano de 2015 prudente. A longo prazo, a multiplicação de oportunidades para o setor dos semicondutores (por exemplo objetos ligados, viatura autónoma, entre outros) e a complexificação dos processos de fabrico irão sustentar o crescimento e os resultados do grupo.
A Applied Materials tem como objetivo um crescimento médio anual de 20% do seu lucro por ação até 2017/18. Revimos em alta as nossas previsões de lucro por ação para 1,25 dólares para 2015/16 (contra 1,20 anteriormente) e de 1,45 dólares para 2016/17 (contra 1,40).