21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18hNo dia 23 de dezembro de 2015, o PSI-20, o índice de referência da bolsa nacional, perdeu mais um título: o Banif. Esta saída está relacionada com a venda do banco num contexto de uma medida de resolução. Deste modo, passará a contar apenas com 17 títulos.
Neste momento, não está previsto que a retirada deste título do índice venha a ser compensada com a entrada de qualquer outro título. Apesar de as regras do índice preverem um mínimo de 18 títulos, estas também não permitem revisões extraordinárias, pelo que se espera que o PSI-20 com apenas 17 títulos deverá manter-se até março de 2016 (a data da próxima revisão anual).
Assim, a atual composição do PSI-20 é a seguinte: Altri, BCP, BPI, CTT, EDP, EDP Renováveis, Galp Energia, Impresa, Jerónimo Martins, Mota Engil, NOS, Pharol, Portucel, REN, Semapa, Sonae e Teixeira Duarte.
Na próxima revisão anual (março) se decidirá então qual(ais) a(s) nova(s) ação (s) irão completar o índice. A entrada de empresas no índice depende de critérios de seleção baseados no free-float (parcela de capital dispersa em bolsa e que não está na posse dos acionistas de referência, e que deve ser no mínimo de 15%) e no volume de transações (pelo menos 25% do free-float da empresa deve mudar de mãos, calculado num período de 12 meses). Além disso, as empresas devem ter, no mínimo, uma capitalização bolsista de 100 milhões de euros.
Atualmente, as duas empresas que estão melhor posicionadas para virem a integrar o PSI-20 são a Corticeira Amorim e a Ibersol.
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever