- Investimentos
- Ações
- Ibersol: resultados trimestrais
Análise
Ibersol: resultados trimestrais
Há 6 anos - 14 de dezembro de 2015
O grupo continua a revelar um desempenho muito positivo em 2015, tanto ao nível da faturação como da eficiência operacional. Contudo, atividade em Angola pesa sobre os resultados.
O grupo continua a revelar um desempenho muito positivo em 2015, tanto ao nível da faturação como da eficiência operacional. Contudo, atividade em Angola pesa sobre os resultados.
O lucro por ação atingiu os 0,46 euros, um crescimento de 18,4% face ao período homólogo. O grupo continua a beneficiar da expansão do consumo no mercado interno, e isso é visível no seu volume de negócios que cresceu 13,5% até setembro. A estrutura de custos está também mais flexível e sob controlo, fruto de um conjunto de medidas entretanto implementadas pela equipa de gestão. Em consequência, neste período, a margem do EBITDA alargou-se 2 pontos percentuais para 15,2%, correspondente a um crescimento do EBITDA superior a 31%. Contudo, ao nível dos resultados financeiros a performance não foi positiva, na medida em que acabaram por ser penalizados pelas diferenças de câmbio registadas em Angola (neste momento o grupo detém 6 restaurantes neste país, e que em breve deverão passar para 8).
Apesar de considerarmos que a atividade em Angola irá penalizar a rentabilidade líquida do grupo, continuamos otimistas relativamente à parte operacional do negócio, tanto em Portugal como em Espanha. Assim, revimos em alta as nossas previsões de lucro por ação para 0,36 euros em 2015 e 0,43 euros em 2016 (antes 0,29 e 0,37, respetivamente). Contudo, ao preço atual, a ação permanece cara.
Cotação à data da análise: 8,91 euros
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.