A DuPont e a Dow Chemical estarão em negociações para fundirem as suas atividades. Apesar de esta ser uma informação não confirmada, a cotação da DuPont já subiu ontem (9 de Dezembro) 12%, provando que o mercado está a considerar seriamente estes rumores. Acreditamos igualmente que essa operação terá uma grande probabilidade de ser bem-sucedida e que a cotação ainda dispõe de uma pequena margem de progressão.
Para além da obtenção de sinergias no curto prazo, o casamento entre estes dois gigantes químicos teria como objetivo separar o novo conjunto em 3 segmentos (agroquímicos, produtos químicos especializados e produtos químicos tradicionais).
Esta pressão já se vem sentindo há algum tempo. Nelson Peltz (na DuPont) e Daniel Ioeb (na Dow Chemical) estão pressionados há vários meses para separar as atividades dos dois grupos. A saída surpresa da CEO da DuPont, Ellen Kullman, sugere um prenúncio deste tipo de reorganização vasta.
Por enquanto, nenhuma empresa confirmou estes rumores. Se tal acordo chegar a ser alcançado, ele ainda terá que obter a luz verde das autoridades da concorrência. Atendendo ao peso de ambas as empresas no setor, certamente que será necessário proceder à alienação de ativos. Mantenha.