As maiores cadeias de distribuição do Reino Unido tremem perante o Aldi e Lidl. Mas a Sainsbury parece ser a melhor preparada para os enfrentar.
As lojas de desconto Aldi e Lidl estão a provocar uma guerra de preços no setor da distribuição no Reino Unido, pressionando os seus quatro maiores intervenientes. Naturalmente, a Sainsbury também não escapou à pressão de redução de preços, mas as suas margens continuam confortáveis face à concorrência.
O grupo aposta nas lojas de proximidade, ramo não-alimentar (vestuário) e nas vendas online. Além disso, 10% dos seus lucros advém das atividades bancárias, enquanto a divisão imobiliária proporciona-lhe um complemento anual. O grupo também se encontra pouco endividado e quase todos os critérios de avaliação indicam uma ação barata.
Por sua vez, o dividendo continua interessante e há margem para o manter ou até subir no futuro. Apesar de uma queda dos lucros de 16,7% (excluindo elementos excecionais e mais-valias imobiliárias), a Sainsbury ficou acima do esperado no primeiro semestre.
Ainda que a pressão sobre os preços deva prosseguir, a ação parece-nos demasiado penalizada. Os lucros deverão ser impulsionados por mais-valias imobiliárias e pela venda de farmácias. Estimamos lucros por ação de 29,81 pence (23,72 antes) para 2015/2016. Para os próximos dois anos, prevemos 22,80 pence (24,88 antes) e 23,44 pence.