As vendas trimestrais foram melhor do que o esperado. O grupo parece estar no bom caminho para recuperar, num mercado repleto de desafios. A ação continua exageradamente penalizada. Pode comprar.
No trimestre que terminou a 26/09, o volume de negócios das vendas a retalho diminuiu por comparação com o período homólogo (-1,8%). Mas o relatório trimestral contém boas notícias. Excluindo as vendas de combustíveis, a faturação global aumentou 0,3% e o declínio das lojas já existentes foi travado.
Os volumes vendidos e número de transações aumentaram; o montante médio por visita estabilizou. As vendas de vestuário aumentaram 13% e as vendas online mais de 15%. Foram abertas 27 lojas de proximidade e o CEO declarou estar a verificar-se um bom progresso na execução da estratégia delineada.
Uma vez que as vendas e as reduções dos custos superaram as expectativas, o desempenho superou a média das previsões dos analistas em termos de lucro (excluindo itens não recorrentes e antes de impostos).
Adicionalmente, os recentes estudos sobre quotas de mercado revelam que a Sainsbury está melhor posicionada que os seus 3 maiores concorrentes. É a única a aumentar as vendas, enquanto estabiliza a sua quota de mercado (ainda que menos que as marcas de lojas de desconto Aldi e Lidl, que também cresceram bastante).
Mantemos as previsões de lucro por ação em 23,72 pence para o exercício em curso e 24,88 pence para o seguinte.
Cotação à data de análise: 266,60 p