21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18hGalp Energia
PTGAL0AM0009
A Galp obteve lucros de 0,11 euros por ação no primeiro semestre, mais 20% face a igual período de 2014. Excluindo o efeito contabilístico negativo (devido à queda do preço do petróleo) da valorização dos stocks e efeitos não recorrentes (imparidades de ativos), o lucro quase triplicou, para os 0,37 euros por ação.
Por um lado, a Galp beneficiou da subida das margens de refinação e, por outro, do aumento de 71% da produção, que compensou a queda do preço do petróleo. Assim, apesar do volume de negócios ter caído quase 8%, o lucro operacional recorrente duplicou.
Ao contrário da maioria das petrolíferas, a Galp tem subido os lucros devido à sua maior exposição à área da refinação & distribuição. A queda do preço do petróleo afeta sobretudo o segmento da exploração & produção, que, contudo, será o grande polo de crescimento futuro da empresa.
Em bolsa, a queda do petróleo tem penalizado a cotação, que tem sido afetada ainda pelos problemas da Petrobras, a sua maior parceira no Brasil. Mesmo nesta conjuntura negativa, a Galp pagará um dividendo intercalar líquido de 0,15 euros por ação, confirmando a meta de o aumentar em 20%.
Mantemos as previsões de lucros por ação de 0,28 euros em 2015 e 0,44 em 2016 (excluindo o efeito muito volátil da valorização dos stocks).
Cotação à data de análise: 8,65 EUR
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever