A ResMed reforça a presença na China através da aquisição da Curative Medical. As vendas trimestrais são positivas. Mas a subida do dividendo trimestral desiludiu ligeiramente. O recente recuo da cotação não torna a ação interessante para compra, mas pode mantê-la em carteira.
Apesar de a aquisição da Curative Medical ser modesta face à dimensão da ResMed, é importante a nível estratégico porque permite que o especialista em distúrbios do sono reforce a sua posição no mercado chinês em rápido crescimento. Além disso, as vendas no quarto trimestre de 2014/2015, que progrediram 9% (+17% excluindo efeitos cambiais), ficaram acima do esperado.
Pela negativa, custos não recorrentes penalizaram, como previsto, o lucro operacional, que cresceu apenas 1 %. Mantemos a previsão de lucros por ação inalterada nos 2,7 dólares em 2015/2016 e nos 2,8 dólares em 2016/2017. Estamos, no entanto, menos otimistas face à evolução do dividendo, apesar da subida de 7% do dividendo trimestral (estimávamos 10%).
Cotação à data de análise: 55,90 USD