Após o bom desempenho do primeiro semestre, subimos as estimativas de lucros por ação. A ação está barata e, face à turbulência dos mercados, é uma boa oportunidade de compra.
Os resultados obtidos pela Generali no primeiro semestre do ano foram muito positivos, com os lucros a progredirem 21,6%, para 0,85 euros por ação.
No ramo vida, a seguradora beneficiou direta e indiretamente do desempenho positivo do mercado de ações. Diretamente, porque registou +21% nas receitas de investimentos. Indiretamente, porque o contexto das bolsas em crescimento e as taxas baixas incentivaram os investidores no sentido de produtos com uma componente obrigacionista.
No ramo não vida, o capital obtido ficou quase estável (+0,1%), mas o grupo beneficia de uma redução do rácio entre custos e receitas que também faz com que este segmento registe um aumento dos ganhos.
A confirmar a saúde das contas do grupo, a agência de notação Fitch elevou a sua classificação de BBB+ para A-. Infelizmente, essa boa notícia chegou no meio da turbulência causada pelos mercados chineses, passando assim praticamente despercebida, sem efeitos positivos sobre a cotação em bolsa. Mas pode ser uma oportunidade para comprar.
Na sequência dos resultados positivos do primeiro semestre, subimos as estimativas de lucros por ação em 2015 e 2016 para respetivamente 1,31 e 1,39 euros.
Cotação à data de análise: 16,25 EUR