O bpost é penalizado pelo declínio acentuado da sua atividade tradicional. Mas o grupo continua a ser capaz de alcançar um bom nível de rentabilidade, que lhe permitirá manter o dividendo. À cotação atual, o rendimento líquido ronda 3,9%. Pode manter esta ação de baixo risco em carteira.
Os resultados do bpost no segundo trimestre não foram bem recebidos pelos investidores. O volume de negócios registou uma queda superior ao esperado, de 2,6% (598 milhões de euros).
Em causa estão vários fatores. Em primeiro lugar, o efeito positivo das eleições parlamentares na Bélgica em 2014 não se verificou em 2015. Mais importante, a pressão sobre os volumes de correio aumentou: recuo de 6% (nos 12 meses anteriores, face a 5% no trimestre anterior). Além disso, recebe uma menor compensação por parte do Governo belga para a distribuição de jornais/revistas.
Pela nossa parte, consideramos claro que a margem de progressão dos lucros é limitada. Esta margem é ainda mais estreita, tendo em conta os custos de restruturação que serão registrados no terceiro trimestre. Por isso, reduzimos as previsões de lucros por ação para 1,50 euros este ano (1,55 antes) e para 1,55 euros em 2016 (1,60 antes).
No entanto, o modelo de negócio do grupo continua sólido. Graças a um bom controlo de custos e a uma melhoria da produtividade, o bpost é capaz de defender a rentabilidade e gerar elevada liquidez.
Cotação à data de análise: 24,00 EUR