A ação está barata. Pode comprar.
Até ao final do 3.º trimestre, as atividades de transporte de gás natural liquefeito (GNL, LNG em inglês) serão cotadas em Oslo, a praça chave do setor marítimo. Em 2014, este negócio gerou 38% do EBITDA da Exmar.
A empresa vai colocar estas atividades no seio da holding Flex LNG, juntamente com as da holding Geveran, detida pelo magnata do transporte marítimo Juhn Fredriksen,, que era anteriormente acionista de referência da concorrente Golar LNG e será agora um dos principais acionistas da Flex LNG. Esta será rebatizada Exmar LNG e será detida em 64% pela Exmar.
A operação permite à Exmar associar-se a um conhecedor da indústria, e beneficiar de duas vantagens. Primeiro, melhora a visibilidade, que poderá induzir a uma valorização da ação (a operação valoriza as atividades de GNL a 8 euros por ação, acima das nossas expectativas). Em segundo lugar, será mais fácil obter o financiamento necessário para desenvolver a atividade.
Entretanto, as perspetivas para as tarifas no transporte de GPL (gás propano liquefeito) continuam otimistas, e o rendimento do dividendo relativo a 2014 deve atingir os 4%. Pode comprar a Exmar.
Cotação à data de análise: 10,27 EUR