- Investimentos
- Ações
- Deutsche Bank: nova gestão
Deutsche Bank: nova gestão
Há 6 anos - 11 de junho de 2015Os acionistas escolheram um homem com experiência para liderar o grupo. Mas, atendendo aos desafios que tem pela frente e as deceções recentes, mantemos a recomendação de venda.
A desconfiança expressa pelos acionistas na Assembleia Geral de 22 de maio acabou por exigir a retirada dos dois co-presidentes do banco. O plano de reestruturação apresentado em abril foi rapidamente considerado pouco ambicioso e detalhado.
Em resposta à queda da rentabilidade (retorno do património de 3% contra 7% para Société Générale), esse plano envolve a venda do Postbank (banca de retalho), a reorientação da banca de investimento e a redução dos custos. Respondendo por 85% das receitas, estes custos ainda estão acima dos concorrentes (65% da média europeia).
O novo presidente, que liderará sozinho o grupo, conta com a experiência da recuperação bem-sucedida da UBS (manter). Acreditamos que as grandes orientações do grupo não serão postas em causa. Anúncios de novas vendas na banca de investimento, para acelerar a redução de custos, não seriam surpresa.
A nomeação surpresa de uma nova equipa de gestão foi bem recebida na bolsa (+8% na abertura, até 5% no dia). Mas vai ser preciso mais do que este anúncio para que a confiança dos investidores seja completamente recuperada.
Cotação à data de análise: 28,38 EUR
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.