A Syngenta confirmou ter recusado uma oferta de compra por parte da Monsanto. O título subiu 15% na bolsa de Zurique após já ter progredido 10% no início da semana (devido aos rumores de aquisição) e ronda agora 380 francos suíços. A esse nível, apesar das boas perspetivas do grupo para o longo prazo, não recomendamos a compra da ação. No entanto, pode manter. Se a aquisição da Monsanto se efetivar, será a cereja no topo do bolo.
Os rumores de compra por parte da Monsanto materializaram-se. A Syngenta anunciou ter recebido oficialmente uma oferta da americana Monsanto, a um preço de 449 francos suíços em dinheiro e ações. A oferta foi rejeitada pela Syngenta que, como qualquer alvo, quer aumentar a oferta.
Mas ainda não é certo que a operação avance. O caso da AstraZeneca, que recusou nova oferta da Pfizer, é um exemplo de que nem sempre resulta. Mantemo-nos afastados de qualquer especulação. Apesar de as divisas e o preço dos cereais atualmente penalizarem o grupo suíço, os fundamentais continuam bons a longo prazo e justificam manter a ação em carteira.
Cotação à data de análise: 334.20 CHF