Apesar da melhoria da performance das suas unidades de negócio, a duplicação dos lucros face ao primeiro trimestre de 2014 é explicada maioritariamente pela valorização de mercado da NOS.
A Sonae fechou o primeiro trimestre com boas notícias. A faturação cresceu 1,7% face ao período homólogo, com melhorias em todas as áreas de negócio apesar de o retalho alimentar, que teve o maior contributo para o volume de vendas, apenas ter crescido 0,8%. O grupo conseguiu manter os níveis de EBITDA apesar do ambiente de promoções agressivas que atualmente caracteriza o setor. Mas o efeito positivo do mark-to-market da NOS teve um forte impacto nos resultados: quase 80% do lucro da Sonae no trimestre resultou da valorização bolsista desta sua participação (Sonae detém 27% da NOS). Assim, o lucro por ação atingiu os 0,011 euros, contra 0,005 euros no período homólogo.
Quanto ao futuro próximo, há boas notícias. Foi anunciado a abertura de 200 lojas de várias insígnias que o grupo explora (Continente Bom Dia, Meu súper, Worten, SportZone, Zippy e MO). Adicionalmente, a sua marca de vestuário e acessórios desportivos Berg, criada inicialmente SportZone, passará a ser disponibilizada na Amazon do Reino Unido.
Revimos as nossas estimativas ligeiramente em alta: 0,059 euros para 2015 e para 0,066 euros em 2016 (anteriormente de 0,057 euros e 0,064 euros respetivamente). Mas a estes níveis a ação permanece cara.
Cotação à data da análise: 1,28 euros