- Investimentos
- Ações
- Intermediários financeiros: corretoras estrangeiras em foco
Intermediários financeiros: corretoras estrangeiras em foco
Há 7 anos - 5 de maio de 2015Estando a negociar à distância, através do computador, acaba por ter um grande leque de escolha e pode ir além dos intermediários financeiros portugueses. Mas há alguns cuidados a ter. É recomendável negociar exclusivamente através das plataformas próprias de cada intermediário, já que a utilização de outros canais pode acarretar agravamento dos custos e obstáculos linguísticos. Existem também implicações do ponto de vista fiscal, quer quanto à forma de declarar os rendimentos, quer quanto a retenções de imposto. Informe-se sobre os procedimentos e o apoio que lhe podem dar, por exemplo para entregar os formulários para atenuar a retenção de imposto no país do agente pagador do dividendo. Analisámos três das corretoras que mais dúvidas trouxeram aos nossos leitores: a Plus 500, com sede no Chipre, a inglesa Interactive Brokers e a holandesa DeGiro.
As duas faces da Plus 500
Descobrimos não uma, mas duas empresas Plus 500. Se se dirigir ao endereço www.plus500.co.uk terá informação sobre a Plus500UK Limited, uma firma registada e regulada no Reino Unido. No entanto, se for ao site www.plus500.pt, descobre que se trata da Plus 500 CY, uma corretora registada no Chipre. E se, em teoria, continua a ser uma empresa autorizada e regulada num país da União Europeia, na prática há algumas diferenças, como as práticas regulatórias distintas entre os dois países ou o facto de o esquema de proteção aos investidores do Reino Unido ter uma cobertura de maior valor.
A Plus 500 oferece a sua plataforma em português e com versões de PC e móveis para todos os principais sistemas operativos. Outra particularidade é que, embora inclua ações entre os serviços de corretagem que presta, a negociação é sempre feita através de CFD. Este instrumento derivado é negociado fora da Bolsa, com o preço do seu contrato a ser formulado pelo próprio intermediário, quem comercializa o produto. Este preço tem por referência o valor de mercado do ativo subjacente.
Na Plus 500, está facilitada a alavancagem do investimento, ou seja, recorrer a crédito para investir um valor superior àquele que realmente dispõe surge quase por defeito. Investir em CFD com alavancagem exige uma larga experiência no mercado, conhecimento das características do produto e adequada gestão do risco. Não são instrumentos que, na nossa opinião, a generalidade dos investidores deva utilizar.
Sede
Reino Unido e Chipre
Proteção de investidores
O esquema de proteção de investidores cipriota cobre perdas até 20 mil euros, em caso de incumprimento por parte da corretora
Comentário Proteste Investe
Nesta empresa a negociação de ações é feita através de CFD, o que não recomendamos
Site
Para os mercados internacionais
A Interactive Brokers é uma corretora americana que oferece uma grande variedade de serviços de investimentos. É possível abrir conta apenas através da Internet, sendo contudo necessário enviar cópia de documentos de identificação. Esta corretora não contempla a língua portuguesa, pelo que os clientes devem dominar o inglês ou outra língua estrangeira.
É possível negociar através de duas plataformas, uma delas mais sofisticada e versátil, mas de utilização complexa (Trader Workstation) e outra mais tradicional (Webtrader). Ambas estão disponíveis para todo o tipo de dispositivos móveis. Apesar de integrar dezenas de mercados diferentes, não permite negociar ações cotadas na Bolsa de Lisboa.
Simulando o cenário de um investidor que realize apenas operações internacionais (ordens de 5000 euros, 10 operações por ano numa bolsa Euronext, 10 num mercado dos Estados Unidos, e 5 em Madrid, Londres e Frankfurt, recebendo 2800 euros por ano em dividendos), concluímos que a Interactive Brokers seria mais barata do que as corretoras nacionais e do que o preçário Custody da DeGiro, mas mais cara do que o preçário Basic da DeGiro.
A Interactive Brokers pode interessar a investidores que queiram negociar exclusivamente nos mercados internacionais e pretendam ferramentas mais poderosas do que as oferecidas pelas corretoras nacionais. Mas o facto de não utilizar a língua portuguesa ou de não negociar na Euronext Lisboa é limitador para a maioria dos investidores nacionais.
Sede
Reino Unido (filial da casa mãe americana)
Proteção de investidores
O esquema de proteção de investidores britânico cobre perdas até 50 mil libras, em caso de incumprimento por parte da corretora
Comentário Proteste Investe
Pode ser interessante para investidores experientes que façam negociações exclusivamente em mercados internacionais
Site
Negociação low cost
A DeGiro é uma corretora holandesa recente que começou a oferecer os seus serviços em toda a Europa. Apresenta-se como uma corretora low cost, oferecendo as funcionalidades básicas a custos extremamente baixos. É possível abrir uma conta apenas pela Internet: basta preencher alguns dados e fazer uma transferência bancária para uma conta indicada pela DeGiro. Não é solicitada qualquer documentação.
A plataforma de negociação da DeGiro (Webtrader) está disponível através do seu site, que recentemente ganhou uma versão mobile. Totalmente em português, oferece as opções essenciais para um investidor. A empresa tem apoio ao cliente em português das 7h30 às 16h30 e presta apoio em inglês fora desse horário.
A conta Basic tem custos de transação muito baixos e isenção de comissões sobre o pagamento de dividendos. As condições desta conta preveem que o cliente aceite a possibilidade de os seus títulos serem utilizados para empréstimos a outros investidores que desejem fazer short selling (vendas a descoberto). Como consequência, a DeGiro pode não dispor, a cada momento, dos títulos efetivamente registados em nome dos clientes.
Esta condição exige precaução: não é um cenário provável, mas caso se venha a verificar pode ser muito prejudicial para o investidor, e, nesse sentido, este preçário não é diretamente comparável com os outros serviços de corretagem. A DeGiro assegura que o risco é mínimo, pois exige garantias aos investidores que estão a fazer a venda a descoberto e garante que assumirá com o seu capital perdas que possam eventualmente ocorrer.
Se não aceitar esta prática, pode optar por uma conta Custody, mas neste caso terá uma comissão sobre o pagamento de dividendos e um custo para obter cotações em tempo real para as bolsas Euronext (são gratuitas na conta Basic).
Uma característica da DeGiro é não ter contas de depósito, sendo o capital colocado num fundo do mercado monetário, Fundshare Cash Fund. Este fundo tem uma política de investimento de baixo risco, não tem comissões, e, na prática, não tem registado flutuações no valor da sua unidade de participação - mas não garante formalmente o capital investido.
Sede
Holanda
Proteção de investidores
O esquema de proteção de investidores holandês cobre perdas até 20 mil euros, em caso de incumprimento por parte da corretora
Comentário Proteste Investe
Recomendamos que opte pela conta sem empréstimo de títulos, a menos que compreenda e aceite o risco
Site
Comparar custos
Utilizando como referência os cenários traçados nos nossos estudos sobre custos de corretagem em Portugal, verificamos que para um pequeno investidor na bolsa portuguesa o custo de transação anual com o preçário Basic da DeGiro é mais baixo que qualquer corretora nacional: apenas 11 euros - inferior ao custo de dar uma única ordem num dos intermediários nacionais mais caros. Já o preçário Custody tem um custo de 39 euros, semelhante ao protocolo DECO/GoBulling Web, a melhor opção entre as corretoras nacionais.
No cenário do investidor ativo, ambos os preçários da DeGiro são mais baratos que qualquer corretora nacional (Basic: 120 euros; Custody: 209 euros). Compare com a corretora nacional mais barata: o protocolo DECO/Gobulling Pro tem um custo de 376 euros anuais.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.