21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18hBP
GB0007980591
Os lucros trimestrais da BP recuaram devido aos fracos preços do petróleo. Mas a melhoria das margens da refinação e a redução de custos deverão sustentar a tesouraria e o dividendo. Pode comprar.
Sem surpresa, a BP registou um recuo dos lucros no primeiro trimestre devido aos preços do petróleo em média 50% mais baixos do que no primeiro trimestre de 2014. Por isso, os lucros a montante (exploração e produção de petróleo) foram divididos por 7. O grupo ainda teve de suportar uma perda de 545 milhões dólares a montante nos Estados Unidos, refletindo o fato de que a produção de petróleo não é sustentável a longo prazo neste contexto de preços.
Apesar deste ambiente difícil, os resultados são animadores. A melhoria das margens de refinação permite à BP duplicar os lucros nesse segmento e a administração está confiante na sua capacidade de manter as margens nos próximos trimestres. Além disso, a redução de custos neste trimestre (corte no investimento e e nos custos operacionais) permitem à BP reajustar a base de custos e suportar este ambiente de preços baixos do petróleo.
Assim, a liquidez permanece abundante, permitindo à BP manter o dividendo trimestral de 0,10 dólares (rendimento bruto anual de 5,5% em libras esterlinas). Revemos as previsões lucros por ação para 2015 (de 16 para 32 pence) para incluir a melhoria das margens na refinação.
A ação está barata. Caso aceite o nível de risco, pode comprar.
Cotação à data de análise: 468,6 p
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever