- Investimentos
- Ações
- Portugal Telecom: renegoceia acordo com a Oi
Portugal Telecom: renegoceia acordo com a Oi
Há 7 anos - 7 de abril de 2015A renegociação do acordo com a Oi trouxe algumas novidades mas no essencial a PT é uma participação na empresa de telecomunicações brasileira. A ação está correta. Pode manter.
Como não foi possível cotar a CorpCo no Novo Mercado da bolsa de São Paulo até final de março, como estava previsto, a PT e os outros acionistas da Oi renegociaram o modelo de estrutura societária e de governo da operadora brasileira. A CorpCo já não será criada, mantendo-se a Oi como empresa agregadora da simplificação societária em curso, que visa criar um modelo mais simples, transparente e equitativo.
A nova estrutura será implementada até outubro e terá só uma classe de ações. Será introduzido o princípio de 1 ação 1 voto, mas com o limite de 15% aplicável a todos acionistas (antes, a PT só tinha 7,5% dos direitos de voto da Oi).
Por outro lado, a partir de 31 de março, a dívida de 897 milhões de euros da Rioforte passou do balanço da Oi para o do PT, que reduziu a sua posição na operadora brasileira para 25,6%, ficando com uma opção de compra (que já pode vender a terceiros) de mais 11,4% da Oi nos próximos 6 anos. Assim, os ativos da PT são os 25,6% da Oi, a dívida da Rioforte e a referida opção de compra, sendo que os acionistas da PT já não receberão ações da CorpCo.
A PT divulga resultados a 30 de abril, mas face aos prejuízos da Oi, os números serão negativos. O futuro depende da restruturação da Oi e do seu sucesso no processo de consolidação no Brasil, sobretudo após a venda da PT Portugal.
Cotação à data da análise: 0,62 EUR
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.