O sucesso comercial dos novos modelos permitiu à Daimler melhorar a sua posição competitiva. Subimos as previsões, mas a ação está correta. Pode manter.
Apesar de custos não recorrentes que penalizaram os resultados do último trimestre de 2014, o fabricante alemão Daimler voltou a impressionar o mercado mundial. A atividade automóvel (70% das vendas) recuperou dinamismo comercial, permitindo ao fabricante competir com os concorrentes Audi e BMW.
Além disso, o forte aumento do volume de negócios (+10% em 2014) não se fez em detrimento da rentabilidade. Muito pelo contrário. Pela primeira vez na sua história, o resultado operacional do grupo ultrapassou os 10 mil milhões de euros.
Segundo a administração, a Daimler não pretende ficar por aqui. Para 2015, espera um crescimento “significativo” dos resultados, quer ao nível das vendas, quer dos lucros. O volume de negócios deverá beneficiar da forte procura na China e nos Estados Unidos. Os lucros também deverão continuar em progressão graças às medidas de redução de custos que irão dar frutos em 2015.
Subimos as previsões de lucros por ação para 7,00 euros em 2015 (6,60 antes) e para 7,40 euros em 2016 (7,00 antes). Contudo, a cotação atual já inclui as boas perspetivas. A estes níveis a ação encontra-se corretamente avaliada e não alteramos o nosso conselho. Pode manter o título.
Cotação à data da análise: 85,04 EUR