O banco espanhol CaixaBank já detinha 44,1% do BPI e anunciou que irá lançar uma oferta sobre o banco português, ao preço de 1,329 euros por ação. Venda.
O maior acionista do BPI, o banco espanhol CaixaBank, que já tem 44,1% do capital, anunciou uma oferta sobre a totalidade das ações do BPI, ao preço de 1,329 euros por ação. Este valor equivale a um prémio de 27% sobre o preço de fecho da sessão bolsista anterior ao anúncio. Todavia, corresponde exatamente ao preço médio ponderado das ações do BPI nos seis meses imediatamente anteriores à data do anúncio.
A data da operação ainda não foi definida, mas o oferente estima concluir a operação durante o segundo trimestre. Para a oferta ter êxito, são exigidas duas condições. A primeira é que o CaixaBank consiga atingir 50% do capital do BPI. Como o banco espanhol já detém 44,1% basta-lhe adquirir mais 5,9%, o que não é difícil. A segunda condição é que seja eliminada a limitação de 20% dos direitos de voto de cada acionista que ainda está nos estatutos do BPI. Para o fazer é necessário reunir 75% dos votos expressos em assembleia geral.
A cotação do BPI disparou e já ajustou ao preço da oferta. Aos níveis atuais, a ação está correta e é bastante provável que a oferta seja bem-sucedida. Embora o CaixaBank afirme que quer manter o BPI cotado, não descarta a hipótese de o retirar de bolsa caso atinja os 90%, o que cria alguma incerteza. Assim, aconselhamos a venda em bolsa por um valor próximo do da oferta.
Cotação à data da análise: 1,33 EUR