21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18hSantander
ES0113900J37
De um dia para o outro, o Santander emitiu mais de 1,2 milhões de novas ações, equivalentes a 9,6% do capital, para investidores institucionais. Estes adquiriram a um preço de 6,18 euros, ou seja, com um desconto de cerca de 10% sobre os 6,85 euros a que ações cotavam antes do anúncio da operação. Um aumento de capital que não foi trivial (equivale a um montante de cerca de 7500 milhões de euros) e que foi realizado nas costas de muitos acionistas. Estes viram-se privados dos direitos de subscrição que lhes correspondiam na sua justa medida.
Em teoria, o direito de preferência permite que os acionistas mantenham a mesma proporção do capital após o aumento. Se os acionistas não quiserem acorrer ao aumento, podem vender esse direito, pelo que nenhum acionista será penalizado.
Ora ao privá-los desse direito, os pequenos acionistas foram significativamente prejudicados porque a sua participação no banco Santander foi diluída em cerca de 10% de um momento para outro e sem que pudessem fazer nada.
Acresce ainda que os novos acionistas tiveram direito a comprar as ações com um desconto de cerca de 10%! Assim, os pequenos acionistas sofrerão todo o impacto negativo que a operação teve na cotação do do Santander que caiu numa percentagem semelhante.
Cotação do Santander
(em euros)
Privados de acederem ao aumento de capital, ou de vender os respetivos direitos, os pequenos acionistas sofreram totalmente a perda provocada pelo ajuste na cotação.
Somos totalmente contra este tipo de operações que desrespeitam os interesses dos acionistas. Na verdade, no âmbito do governo das sociedades, se o Santander já tinha uma avaliação de 3 (num máximo de 10), agora reduzimos ainda mais a sua nota para apenas 2, uma classificação bastante fraca.
Uma boa prática de governo das sociedades é um elemento a ter em conta ao emitir um conselho sobre uma ação, embora existam naturalmente outras variáveis. O Santander está corretamente valorizado e tem o conselho de manter.
Mas os moldes da operação, que não podem ser justificados, colocam-nos novamente em alerta sobre esta ação em particular e os bancos espanhóis em geral. Seja extremamente prudente e fique longe da maioria das ações do setor bancário.
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever