Para manter a liderança na oncologia, a Roche oferece um valor bastante elevado por um especialista em tratamentos personalizados. Pode manter.
A Roche vai pagar 1,03 mil milhões de dólares por uma participação maioritária (até 56,3%) na biotecnológica americana Foundation Medicine, especializada em análise molecular e genética dos tumores, permitindo desenvolver um tratamento específico para cada paciente.
Além disso, o laboratório suíço poderá investir até 150 milhões de dólares adicionais para apoiar a investigação da Foundation Medicine, que parece suficientemente promissora para a Roche pagar um preço elevado (prémio de 109% face à última cotação antes do anúncio).
Esta operação surge na sequência das aquisições anunciadas no final de dezembro da californiana Bina Technologies (informação genética) e a austríaca Dutalys (anticorpos terapêuticos). Estas compras destinam-se a reforçar a posição de líder do laboratório em oncologia.
No entanto, no final do ano, foram apresentados dois estudos menos positivos. Um é relativo ao Gantenerumab (doença de Alzheimer), mostrando mais uma vez a dificuldade de desenvolvimento fora do domínio de predileção. O outro diz respeito ao Kadcyla (cancro da mama), cujas perspetivas de venda (já homologado) são agora mais fracas.
Esperamos lucros por ação de 13 francos suíços para 2014 e de 13,8 para 2015.
Cotação à data da análise: 256,00 CHF