21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18hA eventual venda da PT Portugal será o fim do projeto de fusão com a Oi, já de si muito abalado pelo “escândalo” da Rioforte. Se aceitar o elevado risco, mantenha.
Ao cair 19,8% na quarta-feira, dia 7, a Portugal Telecom (PT) fixou um novo mínimo histórico e registou a maior queda diária de sempre. Desde que rebentou o “escândalo” da compra de títulos de dívida da Rioforte no final de junho de 2013, o que levou a que subíssemos na altura o risco do título para 4, a cotação perdeu 73,7%, o que é bem elucidativo de quão ruinoso foi esse negócio. A juntar a isso estão as dificuldades da Oi (dívida elevada, …), que levam a operadora brasileira a querer vender a PT Portugal e, na prática, abortar assim a anunciada fusão das duas operadoras.
A decisão de venda da PT Portugal, que agora é detida pela Oi e integra os ativos operacionais do grupo em Portugal, está nas mãos dos acionistas da PT, que votarão o negócio em assembleia geral (AG), em princípio no dia 12 de janeiro. Mas a realização da AG nessa data ainda não é certa, já que o regulador quer adiar a reunião. Aliás, os títulos da PT foram suspensos pela CMVM esta sexta-feira, a aguardar a divulgação de facto relevante. Continuaremos a acompanhar.
Mesmo que não seja vendida, a hipótese de a PT Portugal voltar para as mãos da PT é improvável. Isso foi confirmado pela maioria dos pareceres jurídicos pedidos pela PT, que estudaram a possibilidade de anular o aumento de capital da Oi que levou à transferência da PT Portugal para a Oi. Logo, o mais provável é não haver uma reversão do processo de fusão e que, com ou sem PT Portugal, os acionistas da PT fiquem no futuro basicamente com uma participação de 25,6% da CorpCo, empresa brasileira a ser criada e cotada em bolsa.
Se a venda da PT Portugal for aprovada isso reforçará a financeiramente a Oi e deverá ajudá-la a aproximar-se de outra operadora e a consolidar a sua posição no mercado brasileiro. Se aceitar o elevado risco do título, pode mantê-lo.
Cotação à data da análise: 0,72 EUR
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever