- Investimentos
- Ações
- Martifer: vai vender a Martifer Solar
Martifer: vai vender a Martifer Solar
Há 7 anos - 26 de janeiro de 2015A Martifer continua a alienar ativos, e procura agora vender o negócio de energia solar para reduzir o seu endividamento e tentar o retorno à rentabilidade. Venda.
Ao apresentar os resultados do 3.º trimestre, a Martifer anunciou prejuízos acima do esperado e a intenção de vender a Martifer Solar. Esta decisão foi uma necessidade, pois esta área de negócios apresentava indicadores francamente negativos, tal como assinalámos no nosso comentário anterior.
Esta alienação permitirá à Martifer reduzir a sua dívida, que permanece em valores elevados, com a autonomia financeira a situar-se em 10%. Mas, mesmo com esta exclusão, numa base comparável os proveitos reduziram-se 32% nos primeiros 9 meses de 2014 face ao mesmo período de 2013.
A empresa conseguiu uma ligeira melhoria operacional, refletida na sua margem EBITDA que subiu para 5%, mas registou aumentos de provisões e perdas por imparidade significativas que, em conjunto com os encargos financeiros, levaram ao avolumar dos prejuízos. E o seu core business, a Construção Metálica, continua com margens operacionais negativas. Só os parques eólicos contribuem de forma positiva para o resultado operacional do grupo.
Perante este cenário, esperamos que a Martifer termine 2014 com um prejuízo de 0,74 euros por ação (antes, 0,38), mas para 2015 prevemos agora uma perda por ação ligeiramente menor, de 0,22 euros (antes, 0,28). Mantemos o conselho de venda desta ação cara.
Cotação à data da análise: 0,23 EUR
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.