Os resultados da EDP Renováveis superaram as previsões e as perspetivas mantêm-se favoráveis. Apesar da boa subida da cotação nos últimos anos, o título ainda está correto.
A EDP Renováveis (EDPR), quarta eólica mundial e que opera em 10 países, teve lucros de 0,11 euros por ação até setembro de 2015, mais 88% face a igual período de 2014. Este valor ficou acima do previsto mas está inflacionado por ganhos financeiros não recorrentes. Sem este fator e sem diferenças cambiais, o lucro subiu 19%, para os 0,07 euros por ação.
O grupo beneficiou da subida de 16% das receitas, graças a efeitos cambiais positivos (valorização do dólar), dada o forte peso da sua presença nos EUA, e ao crescimento de 4% da produção e de 10% do preço médio de venda. Assim, o lucro operacional subiu 22%, apesar do aumento de 22% das amortizações.
A aposta numa estratégia de crescimento assente na rotação de ativos (venda de participações minoritárias nos seus parques eólicos) tem dado bons resultados, já que permite que o grupo dilua o risco e autofinancie novos projetos. Aliás, a meta 2014/17, que era encaixar 700 milhões de euros, foi atingida dois anos antes do previsto, o que dá visibilidade ao crescimento futuro do grupo.
Nos próximos dois anos, a principal aposta será o mercado dos EUA, que já é o maior do grupo, pois o país acaba de prolongar por cinco anos os incentivos fiscais concedidos. Mantemos as estimativas de lucros por ação de 0,16 euros em 2016 e de 0,19 euros em 2017.
Cotação à data da análise: 6,93 euros