Os resultados comerciais da BMW ficaram em linha com o esperado. Os novos modelos deixam antever boas perspetivas para 2015. Mas estão incluídas na cotação atual. Pode manter.
O fabricante alemão continua a sair-se bem no topo de gama do setor automóvel. Com efeito, em 2014, a BMW obteve uma progressão das vendas de 9,5%. Apesar do menor crescimento face aos dois principais concorrentes, Audi (+10,5%) e Mercedes-Benz (+12,5%), o grupo continua a ser o líder no segmento premium. Em causa esteve o lançamento bem-sucedido de novos modelos, incluindo o série 2 coupé e o série 4. A comercialização de 15 novos modelos prevista para este ano vai permitir ao grupo alemão continuar no bom caminho e manter a liderança.
Pela negativa, o mercado automóvel chinês assiste a uma quebra de crescimento devido às restrições na regulamentação ambiental. Mas o potencial de crescimento ainda não está esgotado, na sequência da evolução da classe média chinesa. Além disso, a debilidade da moeda única vai apoiar as exportações, especialmente para os Estados Unidos, sendo este o segundo mercado do grupo a seguir à China.
Portanto, o otimismo da direção do grupo alemão parece-nos justificado. Mantemos a previsão de lucros por ação de 9,30 euros para 2015 e de 9,90 euros para 2016. Aos níveis atuais, a ação está corretamente avaliada. Pode manter o título.
Cotação à data da análise: 94,11 EUR