- Poupanças
- Seguros e Planos Mutualistas
- Seguros de capitalização: como investir
- Quais os custos de subscrição
Quais os custos de subscrição
Há 3 anos - 3 de setembro de 2018Devido às comissões, nem todo o dinheiro fica realmente a render: há uma percentagem que é deduzida aos montantes entregues. Por exemplo, suponha que a comissão de subscrição de um determinado seguro é de 3% (a deduzir à quantia entregue). Se aplicar 1 000 euros, são retirados 30 euros para pagar a referida comissão. Apenas aplica no seguro 970 euros. Assim, a comissão real é de 3,09 por cento.
Custos de gestão anual
Trata-se de uma percentagem que, todos os anos, é deduzida ao valor acumulado. Essa percentagem é aplicada ao valor total do fundo autónomo, quando este existe, ou incide sobre o rendimento anual ou sobre o saldo de cada segurado.
Custos de resgate (antecipado)
São retirados ao montante total a receber quando se levanta o dinheiro antes do final do prazo. Nalguns casos, podem ser bastante elevados. Os valores dependem, regra geral, da diferença entre o tempo real em que o dinheiro esteve aplicado e o prazo inicialmente contratado: obviamente, quanto maior é essa diferença (ou seja, quanto mais cedo levantar o capital), mais elevada é, em termos percentuais, a penalização a suportar. As condições relativas ao levantamento antecipado constam dos contratos. Quando o reembolso ocorre na data prevista não há lugar ao pagamento de qualquer comissão.
Fiscalidade
A única vantagem fiscal destes produtos é a redução na taxa de imposto sobre o rendimento, que varia consoante o prazo da aplicação. Assim, continuam a beneficiar de uma fiscalidade mais atrativa se detidos por um prazo mais longo.
Quem detiver o seguro por prazos até 5 anos, paga 28 % de imposto sobre o rendimento. Quando o montante dos prémios, importâncias ou contribuições pagas na primeira metade da vigência dos seguros representar pelo menos 35 % da sua totalidade, paga 22,5% para prazos de 5 a 8 anos e 16,8% no caso das aplicações com mais de 8 anos.
Devido a este benefício fiscal, são produtos de poupança destinados ao longo prazo (mais de 5 anos).
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.