- Poupanças
- Seguros e Planos Mutualistas
- Seguro Una Aforro XXI: vale a pena investir?

António
Ribeiro
Especialista em produtos de poupança.
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra.
Seguro Una Aforro XXI: vale a pena investir?
Há 3 anos - 2 de abril de 2019
António
Ribeiro
Especialista em produtos de poupança.
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra.
Resgate antecipado com penalização
O Una Aforro XXI é um seguro de capitalização da Una Seguros pelo prazo de oito anos. A subscrição é realizada através de entrega única, com o mínimo de 1000 euros e o máximo de 250 mil euros. As entregas suplementares estão sujeitas a aceitação. Não existem encargos de subscrição.
Pode resgatar em qualquer altura, mas há comissões a ter em conta se ocorrer nos primeiros três anos: 1% no primeiro ano, 0,5% no segundo ano e 0,25% se o resgate ocorrer no terceiro ano. A partir do quarto ano não se aplica comissão de reembolso.
Seguros com vantagem fiscal
A fiscalidade dos seguros de capitalização é mais vantajosa do que a maioria dos produtos financeiros, mas só para prazos superiores a cinco anos: se aplicar entre cinco e oito anos, a taxa de imposto é de 22,4% e se aplicar por mais de oito anos, é aplicada a taxa de 11,2%. Por prazos inferiores a cinco anos, é aplicada a taxa normal de 28% sobre o rendimento, tal como noutros produtos financeiros.
Garante 1% brutos em 2019
O valor investido e os juros acumulados à taxa anunciada no início de cada ano, bem como a eventual participação nos resultados de final de ano, estão garantidos.
Em 2019 é atribuída uma taxa fixa de 1% bruta. Em 2020 a taxa mínima garantida é de 0,5% e poderá ainda ser atribuída uma participação nos resultados. Nos anos seguintes, a taxa será anunciada no inicio de cada ano civil. A participação nos resultados é calculada anualmente a partir de 2020.
Rendimento desconhecido: não invista
Apenas temos dois dados: este ano rende 1% brutos e em 2020 tem garantido um mínimo de 0,5%. Após essa data, o Una Aforro XXI é uma incerteza quanto ao rendimento.
O nosso conselho mantém-se relativamente à 1ª série. Se pretende um produto de capital garantido e rendimento mínimo, opte pelos Certificados do Tesouro Poupança Crescimento que garantem pelo menos 1% líquidos se investir pelo prazo de 7 anos (pode ser mais, consoante o crescimento do PIB). Outra opção é subscrever o Lusitania Poupança Reforma PPR e abdicar das deduções fiscais. Dessa forma, pode resgatar o produto sem penalizações.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.