Em subscrição até 15 de abril
• O Mapfre Rendimento Seguro é um seguro de capitalização da Mapfre pelo prazo de seis anos. O período de comercialização desta série decorre até 15 de abril.
• A subscrição é feita através de uma entrega única, com o mínimo de 500 euros e máximo de 100 mil euros.
• Existe um encargo de subscrição de 0,7% (máximo) sobre o capital. Na primeira anuidade não existe comissão de gestão mas, nas anuidades seguintes, o encargo é de 45% da taxa técnica em vigor, com um valor máximo de 1%.
Taxa de imposto reduzida
Os seguros de capitalização beneficiam de uma taxa de imposto sobre o rendimento mais baixa do que a maioria das aplicações financeiras. Assim, quem aplicar por mais de cinco anos será tributado a 22,4%. Mas se resgatar antes dos cinco anos e um dia, é aplicada a taxa normal de 28% sobre o rendimento, tal como na maior parte dos produtos de poupança.
Comissão de resgate antecipado até 5%
O resgate total pode ser efetuado em qualquer altura e não são permitidos resgates parciais. O valor do resgate corresponde ao valor da provisão matemática nessa data, deduzido da comissão de resgate: 5% no primeiro ano, 4% no segundo e terceiro anos, 3% no quarto e quinto anos e 1% no sexto ano.
Rende 2,72%, mas só no primeiro ano
Na primeira anuidade está garantida a taxa de juro bruta de 2,72%. Após o primeiro ano, a taxa técnica será definida anualmente para o período de um ano e não poderá ser negativa. Será divulgada até 31 de janeiro ou 31 de julho, de acordo com a data aniversária do contrato. Será divulgada nos locais de subscrição e sítio de Internet da seguradora.
Capital não está sempre garantido
Supondo que mantém o seguro até ao final do prazo, apresentamos-lhe dois cenários possíveis de rendimento. Como pode ver no quadro, no cenário 1 (o pior cenário) não tem qualquer rendimento após o primeiro ano. Nesse caso, no final do prazo, obtém uma TAEL (Taxa Anual Efetiva Líquida) de apenas 0,4%. No cenário 2, supomos que tem 1% no segundo ano e a taxa técnica bruta aumenta 0,5% em cada ano. Neste cenário bastante otimista, no final do prazo obtém um rendimento de 1,6%, que é o mínimo garantido pelos Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM).
Caso resgate o seguro antes dos seis anos, terá fortes penalizações (entre 1% a 5%) ao ponto de não estar garantido o capital. Aliás, pode não recuperar a totalidade do capital que aplicou caso o resgate ocorra até ao quinto ano. Por isso, não recomendamos a subscrição deste seguro. Prefira os Certificados do Tesouro.