Rendimento de 2%, que afinal é 1%
• Seguro de capitalização da Real Vida pelo prazo de 18 meses. Atualmente está em subscrição a terceira série.
• A taxa bruta garantida no termo do contrato é de 2%, o que corresponde a uma taxa anual líquida de 1%.
• A entrega do capital é feita de uma só vez (entrega única), com o mínimo de 1000 euros e máximo de 250 000 euros por subscritor, sem possibilidade de reforços. Não existem encargos de subscrição e o início do contrato é precisamente a data da entrega.
Resgate antecipado muito penalizador
Caso resgate antecipadamente, o rendimento varia consoante o mês do resgate, entre 0 e 0,7% líquido ao ano. Por exemplo, se resgatar nos primeiros nove meses não tem rendimento; se resgatar no 18.º mês, poucos dias antes do vencimento, obtém o máximo de 0,7% líquidos ao ano. Além disso, se resgatar até ao quarto mês é cobrada uma comissão de 1%, pelo que irá receber menos do que aplicou.
Conselho: não invista
A principal vantagem dos seguros de capitalização é a menor taxa de imposto sobre o rendimento: 11,2% ou 22,4%, consoante aplique por mais de oito ou mais de cinco anos, respetivamente. Para prazos inferiores, como neste caso, é aplicada a taxa normal de 28% sobre o rendimento, tal como noutros produtos de poupança, pelo que não existe qualquer vantagem fiscal associada a este produto.
O rendimento é também dececionante. Para este prazo, prefira um dos melhores depósitos a prazo, cujas taxas atingem os 1,4% para o prazo de um ano.