- Poupanças
- Obrigações do Tesouro
- Notícias sobre Obrigações
- Obrigações do Tesouro de longo prazo rendem até 1,6% líquidos
Obrigações do Tesouro de longo prazo rendem até 1,6% líquidos
Há 10 meses - 27 de maio de 2022Tal como os Certificados de Aforro e do Tesouro, as Obrigações do Tesouro (OT) são títulos da dívida pública, que beneficiam da garantia do Estado e podem ser uma oportunidade de investimento.
Contudo, são um produto mais complexo e, por regra, utilizado pelos investidores institucionais (nacionais ou estrangeiros), como bancos, sociedades gestoras, organizações, entre outros. O rendimento obtido depende do valor de compra, dos juros recebidos, do valor de venda (ou reembolso) e também dos custos suportados.
Nos últimos anos, a yield (retorno) destes títulos foi negativa. Atualmente, com um cenário de subida das taxas de juro e o surgimento de títulos com taxas mais interessantes, a cotações das Obrigações do Tesouro (OT) existentes desceram. Ou seja, pode comprar esses títulos a um preço mais barato e, assim, conseguir um retorno superior.
Prefira fundos de investimento
Depois de um longo período de yields negativas, uma boa parte dos títulos já apresentam valores positivos. É o caso da OT Abril 2034 (maturidade de 12 anos) e da OT Fevereiro 2045 (25 anos), que, à data de 9 de maio, apresentavam uma yield de 1,6%, e a OT Abril 2037 (15 anos), 1,4 por cento. São rendimentos líquidos, mas, para os conseguir, teria de adquirir às cotações atuais e manter os títulos até ao vencimento, ou seja, por prazos muito longos.
Apesar da subida das yields, continuamos a não recomendar o investimento direto nestes títulos. É bem possível que as taxas de juro continuem a subir e, consequentemente, as cotações irão descer.
Ainda assim, as obrigações euro fazem sentido numa carteira diversificada, pelo que sugerimos os fundos que replicam as nossas três carteiras: Optimize Selecção Defensiva, Equilibrada e Agressiva, consoante a sua disposição para o risco.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.