As comissões bancárias a que estão sujeitas as Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV), o novo produto do Estado, podem anular parte, ou mesmo todo, o rendimento. Disponíveis para subscrição desde 26 de abril, as OTRV são comercializadas nos bancos, ao contrário dos Certificados de Aforro e do Tesouro, vendidos em exclusivo nos balcões dos CTT.
Medimos o impacto das comissões, comparando os custos de negociação das OTRV nos principais bancos nacionais e nos intermediários financeiros que estão a promover online a subscrição dos títulos.
No quadro apresentamos, para vários montantes, as taxas de rendimento anualizadas depois de impostos e das comissões bancárias, partindo do princípio que mantém as OTRV durante o seu prazo de cinco anos. Se ainda não dispõe de conta de gestão de títulos no banco, o investimento nas OTRV implica que passará a suportar os encargos associados (comissão de guarda de valores mobiliários), pelo que apresentamos também esse cenário.
1,6% é o ponto de partida
O objetivo do investidor é minimizar os seus custos, aproximando o seu rendimento o mais possível de 1,6%, a taxa líquida de impostos. Sem surpresas, concluímos que investir montantes próximos do valor mínimo, que são 1000 euros, não compensa.
Se considerarmos os custos de guarda de títulos, na banca tradicional o investidor acabará mesmo a perder dinheiro com o investimento! No pior cenário (Santander e Novo Banco) o investidor pode perder cerca de 220 euros, após cinco anos de investimento.
Mesmo com 25 000 euros ainda pode ficar com menos 0,5% de rendimento. Portanto as OTRV dificilmente serão compensadoras face aosCertificados do Tesouro para quem ainda não tem carteira de títulos.
Se não suportar guarda de títulos (não é cobrada pelo BiG e GoBulling), a partir de 5000 euros os custos começam a estar mais diluídos, ainda que alguns intermediários sejam mais competitivos.
Peça uma simulação
Qual é o peso dos custos no bolso do investidor? Mesmo que esteja a investir montantes elevados e não considere o encargo com a guarda de títulos, deve esperar uma redução entre 0,15% e 0,25% na sua taxa de rendimento por causa dos custos.
Em concreto, analisemos o caso de um investimento de 10 000 euros. O investidor receberá 1100 euros em juros brutos se mantiver as OTRV ao longo dos cincos anos. Deste valor, 308 euros serão retidos na fonte a título de IRS, ficando com 792 euros. Depois terá ainda de deduzir o custo acumulado em comissões, entre 204,46 euros (Best, TAEL 1,5%) e 344,76 euros (Millennium BCP, TAEL 1,3%).
Por isso, atenção: antes de subscrever as OTRV peça sempre uma simulação da taxa de rentabilidade líquida do seu investimento, para o montante que pretende aplicar.
Tenha cuidado, pois as comissões podem anular parte, ou mesmo todo, o rendimento.