- Poupanças
- Depósitos e contas poupança
- Notícias sobre depósitos e contas poupança
- Poupança: Portugal com a terceira maior queda
Poupança: Portugal com a terceira maior queda
Há 5 meses - 18 de agosto de 2022Segundo dados divulgados pelo Eurostat, o gabinete de estatísticas europeu, no primeiro trimestre de 2022 a taxa de poupança aumentou 0,1 pontos percentuais na Zona Euro e 0,2 p.p. na União Europeia, em comparação com o trimestre anterior. Assim, nesse período a taxa de poupança foi de 15% na Zona Euro (linha laranja no gráfico) e 14,6% na União Europeia (era 21,5% e 20,7%, respetivamente, há um ano). Aliás, esses valores ficaram mesmo abaixo do mesmo período antes da pandemia: no primeiro trimestre de 2020 eram: 17% na Zona Euro e 15,8% na União Europeia. Em Portugal, a taxa de poupança caiu para 8,3% (linha azul no gráfico).
Taxa de poupança: Zona Euro versus Portugal
Fonte: Eurostat e INE
Num contexto de guerra, com a consequente subida da inflação, o Eurostat refere ainda que a taxa de poupança das famílias aumentou em 7 dos 14 Estados-membros, tendo os maiores aumentos sido registados na Dinamarca (+5,1 p.p.), na Bélgica (+2,9 p.p.) e na Finlândia (+1,2 p.p.).
Por outro lado, a taxa de poupança recuou em 7 Estados-membros, sendo as maiores quedas registadas na Áustria (-5,2 p.p.), em Espanha (-2,1 p.p.) e em Portugal (-1,4 p.p.).
Assim, à semelhança das estatísticas do INE, os níveis de poupança em Portugal estão a diminuir e a aproximar-se dos valores registados antes da pandemia.
Saiba quais os melhores investimentos para aplicar as suas poupanças.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.