- Poupanças
- Depósitos e contas poupança
- O que vai acontecer ao meu dinheiro no Banco Popular?
O que vai acontecer ao meu dinheiro no Banco Popular?
Há 5 anos - 7 de junho de 2017A medida de resolução assegura a continuidade dos serviços prestados em Portugal pelo Banco Popular. No que diz respeito à segurança das aplicações financeiras que detém nesta instituição não há alterações. Contudo, a médio prazo é provável que a marca possa desaparecer e seja absorvida pelo Santander Totta, o banco do grupo Santander que atua em Portugal.
Depósitos garantidos
Os depósitos feitos no Banco Popular até um montante de 100 mil euros por titular de conta estão abrangidos pela proteção do Fundo de Garantia de Depósitos. Assim, até este montante por depositante/titular não tem qualquer preocupação e poderá manter o seu dinheiro em depósitos. Sem prejuízo de, como sempre, verificar se há alternativas mais rentáveis.
Fundos com património autónomo
Os fundos de investimento possuem um património autónomo, fruto das entregas dos clientes, que é investido nos títulos. Contudo, nos fundos geridos pelo grupo Popular atualmente nenhum tem a nossa recomendação de compra. A médio prazo, é provável que os fundos do Popular sejam consolidados com a oferta do Santander (fusões e liquidações de fundos).
Créditos passarão para o Santander
Se constituiu um crédito no Banco Popular, a titularidade do contrato passará para o Santander e, mais especificamente, deverá passar para alçada do Santander Totta a médio prazo. Para o cliente mantêm-se as condições contratadas.
A parceria que negociámos com o Banco Popular para o crédito à habitação mantém as condições. Exclusiva para antigos e novos associados, garante um spread de 1,4% para financiamentos até € 150 mil e de 1,25% para montantes superiores.
Ações: recomendámos a venda
Relativamente ao investimento em ações do Banco Popular Español, há muito que alertámos para a debilidade do banco e o elevado risco do título. Aconselhámos a venda das ações do Popular e que se mantivesse afastado deste título.
Agora, os piores receios confirmam-se e, após a medida de resolução a ação já está suspensa de cotação e os acionistas do Popular muito dificilmente conseguirão recuperar algum do capital investido. O mesmo aconteceu com quem detinha ações do BES e do Banif.
Venda por 1 euro?
Outro aspeto que pode parecer inusitado é a venda do Popular ter sido feita por apenas 1 euro. Contudo, esse valor é meramente simbólico. Com a aquisição, o Santander assumiu as responsabilidades financeiras do Popular. Como este último banco estava em sérias dificuldades, os seus ativos valem menos do que o respetivo passivo, pelo que o Santander acaba também por assumir, e pagar, essa diferença. Ou seja, a venda por 1 euro implica que o Santander também compre as dívidas do Popular.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.