- Poupanças
- Depósitos e contas poupança
- Avaliação a pedido: depósito indexado do Banco Invest
Avaliação a pedido: depósito indexado do Banco Invest
Há 6 anos - 17 de fevereiro de 2016O Invest Telecoms & Elétricas fevereiro de 2016 é um depósito indexado, com capital garantido pelo Banco Investe e que está abrangido pelo Fundo de Garantia de Depósitos (até 100 000 euros por depositante, no total das contas de depósito num mesmo banco). Tem um prazo máximo de 18 meses (vencimento a 5 de setembro de 2017), mas pode reembolsar antecipadamente a cada 6 meses, conforme regras descritas abaixo. Não permite, contudo, a mobilização antecipada pelo investidor. O investimento mínimo é de 1000 euros e está disponível para subscrição até 26 de fevereiro de 2016.
O rendimento depende de um cabaz de cinco ações que inclui três operadoras de telecomunicações (Telefónica, Vodafone, Deutsche Telekom) e duas produtoras de eletricidade (Eletricité de France, Enel). A remuneração, e a data de reembolso, dependem das seguintes regras:
· No final do 1º semestre, se todas as ações valorizaram, o depósito termina e paga 2,00%, equivalente a uma Taxa Anual Nominal Bruta de 3,8% (Taxa Anual Nominal Líquida de 2,7%). Caso contrário, o depósito continua.
· No final do 2º semestre, se todas as ações valorizaram face ao valor inicial, o depósito termina e paga um rendimento de 4% (TAEL de 2,8%). Caso contrário, o depósito prossegue.
· No final do 3º semestre, não se tendo verificado o reembolso antecipado num dos casos anteriores, se as ações estão todas acima do valor inicial, o depósito termina e o investidor recebe o capital. Caso as ações estejam todas acima do valor inicial, recebe ainda um rendimento de 6,0% (TAEL de 2,9%). Caso contrário, recebe apenas um pagamento de 0,2% (TAEL de 0,1%).
Em resumo: a cada semestre, verifica-se se todas as ações valorizaram (não importa quanto, desde que a cotação seja superior ao valor inicial). Se isso acontecer, o depósito termina nesse momento e o investidor recebe o capital e os juros: por cada mil euros que investiu, recebe 14,4 euros por cada trimestre que tenha decorrido. Caso contrário, passados os 18 meses, recebe 1,4 euros por cada mil que investiu.
Estimamos um rendimento esperado de 0,6% (Taxa Anual Efetiva Líquida), mas existe uma probabilidade elevada (74%) de receber apenas o rendimento mínimo. Nesse caso, receberá apenas 1,4 euros por cada mil que investiu (e que corresponde a uma TAEL de apenas 0,1%), após ter o dinheiro parado durante ano e meio, uma perspetiva pouco animadora.
É certo que o rendimento esperado supera a média dos depósitos a prazo a 12 meses (0,3% para um depósito de 5000 euros), que em termos absolutos está pouco acima do rendimento mínimo garantido, mas fica bastante abaixo dos melhores depósitos. Além disso, considerando ainda a falta de liquidez, não nos parece a melhor opção para aplicar uma parte importante do seu património. Consulte antes antes o nosso simulador dos melhores depósitos a prazo. O próprio banco Invest oferece um depósito promocional para novos clientes que paga 1,3% (TANL).
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.