Descrição
O Millennium Mix 5 ações Internacionais fevereiro de 2019 é um depósito indexado não mobilizável antecipadamente, com garantia de capital e que é abrangido pelo Fundo de Garantia de Depósitos. Com um prazo de 3 anos, reembolsa o capital investido a 1 de fevereiro de 2019. Em comercialização aos balcões do BCP até 2 de fevereiro, a partir de um mínimo de 1000 euros.
Condições
O rendimento deste depósito depende de um cabaz de 5 ações internacionais (Inditex, Royal Dutch Shell, KPN, Abercrombie & Fitch e Visa). No vencimento, irá receber o montante inicial investido acrescido do rendimento e pode suceder um destes cinco cenários possíveis.
· Se todas as ações valorizaram 20% ou mais face ao valor inicial, o investidor recebe um pagamento total de 8,30% do valor investido (equivalente a uma taxa anual efetiva líquida de 1,96%).
· Se o anterior não se verificar mas todas as ações valorizaram 15% ou mais face ao valor inicial, o investidor recebe um pagamento total de 6,70% do valor investido (equivalente a uma taxa anual efetiva líquida de 1,58%).
· Se os anteriores não se verificarem mas todas as ações valorizaram 10% ou mais face ao valor inicial, o investidor recebe um pagamento total de 5,10% do valor investido (equivalente a uma taxa anual efetiva líquida de 1,21%).
· Se os anteriores não se verificarem mas todas as ações valorizaram 5% ou mais face ao valor inicial, o investidor recebe um pagamento total de 3,50% do valor investido (equivalente a uma taxa anual efetiva líquida de 0,83%).
· Se os anteriores não se verificarem mas nenhuma ação tiver desvalorizado face ao valor inicial, o investidor recebe um pagamento total de 1,90% do valor investido (equivalente a uma taxa anual efetiva líquida de 0,45%).
· Se nenhum dos anteriores se verificar, o investidor recebe o rendimento mínimo: 0,30% (equivalente a uma taxa anual efetiva líquida de 0,07%).
Quando for confrontado com um produto complexo que promete uma taxa máxima elevada, investidores devem sempre considerar o prazo e verificar qual o rendimento anualizado. Neste caso, por cada 1000 euros que aplicar, o investidor pode receber entre 19,6 euros (melhor cenário) e 72 cêntimos (pior cenário), por ano decorrido.
Rendimento
As nossas estimativas resultam num rendimento esperado de 0,3% para este depósito indexado, com uma probabilidade muito elevada (aproximadamente 82%) de receber o rendimento mínimo (0,07% TAEL). Dada a volatilidade dos títulos e o prazo, receber o rendimento máximo (1,96% TAEL) é o 2º cenário mais provável (mas com uma probabilidade de apenas 8,5%).
Considerando que o rendimento mínimo é praticamente irrelevante, imobilizar o capital durante 3 anos é uma limitação considerável, pelo que esta proposta parece-nos pouco interessante. Para o valor mínimo de 1000 euros, as taxas de juro a um ano podem chegar aos 0,8% (TANL), com possibilidade de resgatar o seu capital, e existem depósitos com condições especiais que podem pagar quase o dobro. Consulte os melhores depósitos a prazo.