Até 23 de outubro, a Caixa Geral de Depósitos está a comercializar três depósitos indexados. Em todas as opções, o prazo de investimento é de 1 ano, o montante mínimo exigido é de 1000 euros e o capital não pode ser mobilizado antecipadamente. A característica diferenciadora destes três produtos complexos é o rendimento. Este último depende do comportamento, nos próximos 12 meses, de um índice representativo da cotação de uma matéria-prima, mais precisamente o café.
Na variante Café Up, o depositante terá uma taxa de juro bruta de 1% se o valor do café registar uma subida superior a 15% durante o período. Se não, recebe apenas o capital investido.
O depósito Café Stable remunera a 1% bruto, caso a cotação do café não caia mais de 22% nem suba acima de 15%. Se a cotação estiver a quebrar estas barreiras após 1 ano, recebe apenas o capital aplicado.
Por fim, o Café Down terá uma rentabilidade bruta de 1% na eventualidade do valor desta matéria-prima estar a recuar mais de 22% após os 12 meses do depósito. Se a queda for menor ou houver uma subida do valor do café, terá direito apenas ao reembolso do dinheiro investido.
Por outras palavras, cada depósito permite-lhe “apostar” numa diferente evolução do café no próximo ano: subida, estabilização ou descida. Se o seu palpite se revelar acertado recebe uma taxa de juro bruta de 1% (0,72% líquidos), caso contrário recebe apenas o que depositou.
Interessante? Nem por isso. Prever a evolução do valor das matérias-primas, como o café, é extremamente difícil sobretudo em períodos curtos de tempo, mas essa não é a principal desvantagem destes depósitos.
Ainda encontra bancos com depósitos a 1 ano onde as taxas líquidas estão acima de 1%, ou seja, que são significativamente superiores ao máximo oferecido por estes depósitos da CGD. Porquê arriscar um resultado incerto (0,72% ou 0%) quando pode constituir um depósito a prazo tradicional que, de certeza, lhe dará mais juros.
Se, pelo contrário, e apesar de nós não o recomendarmos, quer efetivamente especular sobre o valor do café, então poderá recorrer à negociação de ETF. Esta estratégia implica assumir riscos consideráveis, mas a remuneração (ou as perdas) também não estão limitadas.