O Cabaz Acções Energia é um depósito indexado comercializado pelo Banco Carregosa. O reembolso do capital é garantido pela instituição financeira e está também abrangido pelo Fundo de Garantia de Depósitos. O montante mínimo de constituição são 1000 euros, pode ser subscrito até 29 de setembro de 2015, e tem uma duração aproximada de 2 anos, com vencimento a 18 de setembro de 2017. Não é possível a mobilização antecipada do depósito.
Regras de remuneração
O rendimento desta aplicação depende da evolução em bolsa de um cabaz de ações de cinco ações do setor petrolífero: Exxon Mobil, Repsol, Total, ENI e BP.
A remuneração do depósito será igual à variação do cabaz durante o período da aplicação, com um ganho mínimo de 0,5% e uma rentabilidade máxima de 6% para a totalidade do prazo (2 anos). Na prática, por cada 1000 euros que investir, após os dois anos um investidor recebe no mínimo 3,6 euros (Taxa Anual Efetiva Líquida 0,2%) e no máximo 43,20 euros (TAEL 2,1%).
Rendimento
As nossas simulações sugerem uma probabilidade elevada (73%) de receber o rendimento máximo, e uma probabilidade de 21% de receber o rendimento mínimo. O rendimento esperado da aplicação é 1,7% (TAEL), sendo superior aos melhores depósitos a prazo a 24 meses, como o depósito Valor Crescente 2 anos (1,44%, Banco Privado Atlântico Europa, só para novos clientes) ou o DP Crescente (1,08% no banco BIC).
É uma aposta num setor que foi muito castigado no último ano, e se é verdade que a prazo deverá recuperar, dois anos não é um período de tempo muito extenso Aliás, a curto prazo, as previsões sobre o mercado de ações são menos fiáveis, pelo que há um considerável grau de incerteza associado a estas estimativas. Os melhores depósitos a prazo, com taxa garantida e permitindo a mobilização, são uma opção de menos risco. Contudo, este depósito indexado pode ser uma alternativa mas apenas para quem pretende aplicar pelo prazo de dois anos, tendo a certeza absoluta que não vai necessitar do capital durante esse prazo e desde que aceite o risco de poder vir a receber apenas o rendimento mínimo (0,18% TAEL) sendo que, na melhor das hipóteses, o rendimento máximo será de 2,1% (TAEL).