O Invest Leisure Set-19 é um depósito estruturado comercializado pelo Banco Invest. O capital está garantido pelo banco e está ao abrigo do Fundo de Garantia de Depósitos (até 100 mil euros por cliente, em cada banco).
O depósito tem um prazo máximo de 2 anos e pode ter vencimento antecipado de acordo com as regras abaixo descritas, mas não é mobilizável por vontade do investidor. O montante mínimo de investimento é de 1000 euros. Está disponível para subscrição até 27 de setembro.
Depósito vence a cada 6 meses
O rendimento desta aplicação está ligado ao desempenho em bolsa das ações de cinco empresas. A seleção de empresas obedece ao tema do lazer, incluindo a fabricante de automóveis BMW, a proprietária de centros comerciais Kimco, a transportadora aérea Deutsche Lufthansa, a cadeia de hotéis Accor e ainda a Las Vegas Sands, que detém casinos.
O produto tem um prazo de dois anos, mas pode vencer antecipadamente no final de cada semestre. A cada 6 meses (“datas de observação”) verifica-se se as cinco ações estão, todas simultaneamente, acima do seu valor de início do depósito:
- se sim, a aplicação termina antecipadamente e o investidor recebe um pagamento de 0,8% (bruto) em cada semestre decorrido. Ou seja, se terminar após 6 meses recebe 0,8%, após 12 meses 1,6%, e assim por diante, com um máximo de 3,2% no final do quarto semestre;
- se nas datas de observação um ou mais ações não tiver valorizado face ao valor inicial, a aplicação continua;
- no final do prazo de 2 anos, caso a condição (todas as ações valorizarem) se cumpra, recebe um pagamento de 3,2% (bruto). Se a condição continuar a não ser cumprida, o investidor recebe apenas o rendimento mínimo garantido de 0,1% (bruto).
A aplicação tem portanto uma duração desconhecida à partida. O que significa que, se o pagamento é sempre de 0,8% por semestre (equivalente a uma taxa anual nominal líquida de 1,15%), o rendimento em euros que o investidor vai receber depende de quanto durar o depósito. Tudo isto excluindo, claro, o pior cenário em que apenas recebe o rendimento mínimo de 0,1% (equivalente a uma TAEL de 0,04%) no final dos 2 anos de duração máxima.
Pouco interessante
Com as taxas de juro de muitos depósitos literalmente a zero, seria razoável esperar que este tipo de depósitos estruturados se tornasse uma opção mais apelativa. No fim de contas, o que há a perder?
Mas não há milagres. Os instrumentos financeiros necessários para o Banco Invest “montar” este produto estruturado são “preçados” de acordo com a realidade de taxas baixas, e como tal, o rendimento esperado para este depósito é de uns meros 0,30% (Taxa Anual Efetiva Líquida).
A probabilidade de receber apenas o rendimento mínimo de 0,04% é muito elevada (83%). Inversamente, a probabilidade de receber o rendimento máximo (1,15% TAEL, com o produto a durar o prazo máximo de 2 anos) é de apenas 2,5%.
Estas probabilidades parecem-nos pouco interessantes e considerando ainda que o depósito não é mobilizável e tem uma duração incerta, não o recomendamos. Ainda há depósitos a prazo que chegam a 0,8% (TAEL) e com menos restrições à movimentação, pelo que não recomendamos este depósito indexado do Banco Invest, a menos que por algum motivo não possa optar por um dos melhores depósitos do mercado.