- Poupanças
- Depósitos e contas poupança
- Fitness, o novo depósito do Banco Invest
Fitness, o novo depósito do Banco Invest
Há 2 anos - 23 de julho de 2019O Invest Fitness Jul-19 é um depósito estruturado comercializado no Banco Invest. O capital investido está garantido pelo banco e está ao abrigo do Fundo de Garantia de Depósitos (até 100 mil euros por cliente, em cada banco). O depósito tem um prazo de 2 anos e é não-mobilizável, ou seja, não pode recuperar antecipadamente o seu capital de forma nenhuma. O montante mínimo de investimento é de 1000 euros. O prazo de subscrição decorre até 30 de julho.
Condições
O rendimento do depósito está indexado ao desempenho de um conjunto de 5 ações, selecionadas com base num tema de desporto e estilo de vida saudável: os fabricantes de material desportivo Nike e Adidas, as farmacêuticas Novartis e GlaxoSmithKline, e a Garmin, tecnológica que produz acessórios como dispositivos de monitorização de saúde, GPS, e outros.
O produto tem um prazo de dois anos, mas pode vencer antecipadamente no final de cada semestre:
- a cada 6 meses (“datas de observação”), verifica-se se as cinco ações estão, todas simultaneamente, acima do seu valor de início do depósito;
- se sim, a aplicação termina antecipadamente e o investidor recebe um pagamento de 1,4% (bruto) por cada semestre decorrido. Ou seja, se terminar após 6 meses recebe 1,4%, após 12 meses 2,8%, e assim por diante, com um máximo de 5,6% no final do quarto semestre;
- se nas datas de observação um ou mais ações não tiver valorizado face ao valor inicial, a aplicação continua;
- no final do prazo de 2 anos, caso a condição (todas as ações valorizarem) continuar a não ser cumprida, o investidor recebe apenas o rendimento mínimo garantido de 0,1% (bruto).
O rendimento máximo é de 2,02% TANL (taxa anual nominal líquida), com o rendimento efetivo a depender da data em que decorre o reembolso antecipado. Por outras palavras, um investimento de 100 euros pode render-lhe 10,08 euros por cada semestre em que a aplicação esteja ativa, desde que ocorra o vencimento antecipado em alguma das datas previstas.
Caso contrário, receberá o rendimento mínimo que é praticamente negligenciável: 0,04% (TAEL). Ou seja, cada 1000 euros investidos rendem no mínimo 72 cêntimos após dois anos.
Conclusão: não invista
Estimamos um rendimento esperado para esta aplicação de 0,36% (TAEL), mas não é certo e existe mesmo uma probabilidade muito elevada (78%) de receber apenas o rendimento mínimo de 0,04% (TAEL). Valores que, à partida, parecem pouco interessantes.
Ainda assim, com a média dos depósitos a prazo a 12 meses em apenas 0,1% TANL, a fasquia está muito baixa. Pode argumentar-se que a diferença entre o rendimento mínimo deste depósito (0,04% TANL) e a média dos depósitos (0,1% TANL ) não é significativa e que há pouco a perder em “lançar os dados” com este tipo de aplicações.
No entanto, considerando ainda que é algo imprevisível saber qual o semestre em que vai recuperar o capital e que o mais provável é que este fique dois anos parado a render praticamente nada, será preferível procurar alternativas. O próprio Banco Invest, o BNI Europa e o BIC oferecem depósitos promocionais que garantem taxas líquidas superiores ao rendimento esperado deste depósito. Em conclusão, não recomendamos o investimento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.