- Poupanças
- Depósitos e contas poupança
- Raisin: os melhores depósitos estão nos bancos europeus?

António
Ribeiro
Especialista em produtos de poupança.
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra.
Raisin: os melhores depósitos estão nos bancos europeus?
Há 3 anos - 27 de março de 2019
António
Ribeiro
Especialista em produtos de poupança.
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra.

Todos os depósitos estão abrangidos pelos sistemas de garantia dos respetivos países.
A Raisin é uma plataforma de depósitos europeia com mais de 100 mil clientes. A plataforma é constituída por bancos parceiros em toda a Europa e os montantes aplicados em depósitos já ascendem a mais de 5 mil milhões de euros.
É o aforrador que decide onde quer aplicar as suas poupanças e por quanto tempo. A taxa de juro depende do banco parceiro e do prazo do depósito que escolher. Os bancos parceiros têm uma estabilidade financeira significativa e são oriundos de diferentes países da União Europeia.
Todos os depósitos estão abrangidos pelos sistemas de garantia dos respetivos países. Na União Europeia, em caso de insolvência do banco, estão garantidos até 100 mil euros por cliente e banco (ou contravalor aproximado, por exemplo, no Reino Unido estão garantidas 85 mil libras esterlinas).
Como funciona a Raisin?
Pode aceder à plataforma de depósitos Raisin através do site do Banco BNI Europa. Depois basta registar-se e criar uma conta.
Para abrir uma conta na Raisin deve: completar o formulário e aceitar os termos e condições; anexar uma cópia do documento de identidade ou o passaporte; fazer uma transferência de 0,10 euros, a partir da conta da qual deseja transferir o dinheiro, para que possa ser identificado. Quando terminar, recebe por email os dados de acesso à plataforma eletrónica. Apenas tem de escolher o banco parceiro onde quer investir o seu dinheiro.
Prémio de boas-vindas até 100 euros
Nos bancos online nacionais há um bónus para novos clientes que, geralmente, se traduz numa taxa especial para um depósito promocional de curto prazo.
Nesta plataforma, existe o “Welcome bonus”, ou seja, um prémio de boas-vindas, em euros, que varia em função do montante aplicado. Este prémio de boas-vindas é para os clientes que se registem e façam o seu primeiro depósito, independentemente do banco escolhido.
Prémio de boas-vindas | |
Montante | Prémio |
5000 a 9999 | 10 |
10 000 a 39 999 | 25 |
40 000 a 74 999 | 50 |
Mais de 75 000 | 100 |
Os valores apresentados encontram-se em euros.
Taxas muito pouco sedutoras
Encontrámos 19 depósitos dispersos por prazos entre 6 meses a 5 anos. A oferta parece vasta, mas não é nada sedutora: as taxas são pouco interessantes e não vão além de 1,3% bruta, o que equivale a 0,9% líquida.
Esta plataforma não cobre a oferta do mercado português. É preferível optar pelo melhor depósito a um ano no mercado nacional, que rende 1,45% brutos (ou seja, 1% líquidos). Encontra este depósito no Banco BNI Europa, fora desta plataforma, e está disponível para subscrição até final deste mês e montantes a partir de 1000 euros.

(2) Permite resgate antecipado
TANB: Taxa Anual Nominal Bruta
Montante máximo de investimento: 100 mil euros
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.