21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18hO melhor depósito de taxa crescente não rende mais do que 0,6% líquidos ao ano.
É muito frequente encontrar depósitos de taxa crescente nos preçários dos bancos, mas com o aviso "fora de comercialização". Se noutros tempos, nomeadamente em períodos de expectativa de subida ou estabilidade das taxas de juro, este tipo de depósitos eram bastante populares, o mesmo não acontece atualmente.
Procurámos depósitos de taxa crescente nos preçários dos 21 bancos principais a operar no mercado nacional e concluímos que são cada vez menos os que disponibilizam este tipo de contas. E aqueles que existem têm prazos relativamente curtos (até três anos); no passado eram frequentes os depósitos de taxa crescente por prazos mais longos. Até as grandes instituições financeiras são bastante pobres na oferta de depósitos de taxa crescente; por exemplo, o Millennium bcp não tem nenhum.
Como pode ver nos quadros em baixo, encontrámos 14 depósitos de taxa crescente com prazos entre um a três anos. Os juros são pagos com uma periodicidade trimestral, semestral ou anual. As taxas é que desapontam: variam entre 0,025% bruta e 1,4%, mas, em termos líquidos, estas contas não oferecem mais de 0,6% ao ano (Super Depósito Invest Crescente, no prazo de um ano no Banco Invest). Constatámos ainda que nos prazos mais longos (dois e três anos) as melhores taxas são ainda mais baixas.
Conheça a rentabilidade dos melhores depósitos de taxa crescente de acordo com o prazo:
• Se pretende aplicar em depósitos, tem melhores opções: o Invest Choice Novos Montantes, do Banco Invest, oferece uma taxa superior (0,9% líquida) aos novos capitais depositados nesta instituição, entre 2000 e 75000 euros, para aplicações de três, seis e doze meses.
• Se quer mesmo taxa crescente a médio/longo prazo, os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento são uma opção. As taxas anuais brutas variam entre 0,75% e 2,25%, sendo mais vantajoso aplicar por prazos longos. Garantem uma TAEL mínima de 1% se investir pelo prazo de sete anos, mas pode ser superior consoante o prémio em função do PIB que é atribuído a partir do segundo ano. Para prazos até 3 anos, o mínimo garantido (0,6%) não supera o rendimento dos depósitos de taxa crescente.
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever