21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18hAs taxas de juro nos maiores bancos nacionais estão próximas de zero ou são mesmo 0%.
Por exemplo no Banco BPI encontra o “DP Valor” ou o “Depósito Especial” a render 0%. Que valor gera o primeiro depósito? E o segundo, por que razão é especial? Por nada oferecer aos clientes, certamente.
Neste banco há ainda mais exemplos: "Conta Poupança Objetivo" rende 0%, cujo objetivo é chegar a lado nenhum; "Conta Poupança Reformado" rende 0%, para ter uma reforma mais ou menos dourada, mais para menos... E depois ainda são cobradas comissões de manutenção da conta.
Vejamos outro banco. No Millennium BCP encontra taxas de 0,01% brutas nos depósitos standard, ou seja, nada, pois teria que aplicar 10 mil euros durante um ano para receber 72 cêntimos.
O Novo Banco e a Caixa Geral de Depósitos, por outro lado, presenteiam os seus clientes com taxas de 0,05% brutas em depósitos normais até um ano. Se aplicar 10 mil euros a 12 meses recebe 3,6 euros. Em média, os bancos remuneram a pouco mais de 0,1% um depósito a 12 meses.
Como poderá então engordar as suas poupanças neste período de baixas taxas de juro? Apresentamos três soluções.
As melhores taxas que encontra no mercado, iguais ou acima da inflação, são destinadas a novos clientes ou novos montantes.
É no Best Bank que encontra a melhor remuneração para novos clientes: 1,6% a três meses. No BiG, Banco Privado Atlântico Europa e Banco Carregosa, os novos clientes recebem 1,4% também a três meses.
Assim, se não for cliente de nenhum destes quatro bancos, pode, durante um ano, passar o dinheiro por cada uma destas instituições, ao abrir conta em cada uma delas.
Sucessivamente, à medida que o depósito vence, transfere para o seguinte, de forma a usufruir da remuneração destas quatro contas promocionais para novos clientes.
No final do ano consegue uma taxa líquida média de 1,5%, igualando assim a inflação esperada para 2018 e 2019 (1,5%, segundo o Banco de Portugal). Além disso, nenhum destes bancos cobra comissões de manutenção da conta.
Pode não ser uma solução muito prática, mas é a única sem risco para o curto prazo que consegue combater a inflação.
Faça uma gestão ativa dos depósitos e não deixe as poupanças adormecidas.
Aplicar em Certificados do Tesouro Poupança Crescimento (CTPC) por poucos anos não é assim tão vantajoso. Apenas pelo prazo máximo de 7 anos garante o mínimo de 1% líquido.
Mas, a partir do segundo ano há lugar ao pagamento de um prémio em função do crescimento do PIB. Se as previsões do PIB se verificarem, podem render cerca de 1,4% líquidos.
Quando subscreve um PPR é também pelo benefício fiscal. Mas e se subscrever e abdicar desse benefício fiscal? Ou seja, não declarar as entregas anuais no seu IRS.
Atualmente, como a maior parte dos campos do IRS já aparece pré-preenchido, basta retirá-lo. Nesse caso, tem liberdade para resgatar quando entender, sem ter de devolver nenhum benefício fiscal pelas entregas, já que não usufruiu dele.
Contudo deve ter atenção à comissão de resgate antecipado, que é especialmente pesada nos primeiros anos, logo após a subscrição.
O Lusitania Poupança Reforma PPR, a nossa Escolha Acertada na categoria dos seguros PPR, conseguiu 3,75% em 2017 e 3,9% nos últimos três anos civis, em média. O capital está garantido e ainda tem um rendimento mínimo garantido de 1,5% para 2018.
Ao subscrever este seguro através do nosso protocolo com a Lusitania Vida, não paga comissão de subscrição nem de resgate.
Há ainda outra vantagem a ter em conta: a taxa de imposto de um PPR, mesmo resgatado fora das condições, é mais baixa do que a maior parte dos produtos financeiros. Para prazos inferiores a 5 anos é aplicada uma taxa de 21,5%, sendo de 17,2% entre 5 e 8 anos e de 8,6% a mais de 8 anos, enquanto nos restantes produtos financeiros a taxa aplicada é de 28%.
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever